Cuidados para não destruir seu ‘marketing pessoal’ em poucas horas…
ou, em outras palavras,
“Algumas recomendações para comemorações de fim de ano no trabalho”.
Há alguns anos presenciei uma cena que me marcou bastante. Eu estava em uma festa de final de ano na empresa de um cliente, e conversava com um dos sócios da organização. A certa altura ele apontou um engenheiro sênior e me disse: “Você vê esse profissional? Eu não tenho menor intenção de promovê-lo a gerente da engenharia. Ele é muito competente, tem ótimo relacionamento com a equipe, mas não tem postura social. Veja como ele bebe excessivamente e como se comporta de forma inconveniente. Não quero que ele ocupe um cargo que faça a imagem da empresa ser prejudicada em eventos com nossos clientes”. É preciso dizer algo mais? Mesmo profissionais experientes estão sujeitos a isso.
Quero deixar aqui algumas recomendações para serem compartilhadas principalmente com aqueles que estão iniciando sua carreira profissional:
1) Eventos sociais da empresa são uma extensão do trabalho. Considerar que aquela festa descontraída de fim de ano é apenas um evento social qualquer é um erro. Seu comportamento continua a deixar impressões profissionais nessas ocasiões, e será notado.
2) Descontração na medida certa. A cultura da empresa diz muito a respeito de como se deve se comportar em ocasiões festivas. Não é necessário ser formal em um momento de descontração. Entretanto, a forma de se vestir, as maneiras à mesa, o consumo de álcool, etc. devem estar alinhados à cultura da organização.
3) Especificamente, moderação no consumo de álcool é a regra. Várias são as razões, mas posso destacar que isso evitará uma série de comportamentos inconvenientes que todos conhecemos. E hoje, esses comportamentos são registrados nas mais variadas formas, e estarão nas redes sociais em segundos.
4) Cuidados na forma de se vestir. Erros nesse quesito afetarão negativamente sua imagem profissional, e por um bom tempo. Quer uma referência? Espelhe-se em executivo(a)s de sucesso do mercado e também da sua organização. Mesmo em ocasiões festivas não se vestem de forma vulgar ou desleixada. Pense nisso.
5) Compareça sempre às comemorações da organização, a menos que tenha uma boa razão para não ir. Trata-se de uma oportunidade de celebrar conquistas do ano, fortificar o senso de equipe, permitir aproximação entre colegas em um ambiente mais informal, ampliar a rede de contatos, etc. Muitas vezes as comemorações são agendadas com bastante antecedência, e é possível se programar para comparecer. E, se não desejar mesmo assim participar, é melhor fazer uma reflexão interna e descobrir o porquê…
6) Nada de flertar com colegas ou convidados de colegas nas festas. Esse comportamento pode ser ainda mais prejudicial se combinado com o excesso no consumo de álcool. Já vi situações em que subordinados acusaram seus superiores de assédio sexual por comportamentos desse tipo, por exemplo.
7) Fofocas, piadas com palavreado grosseiro, discussões (seja sobre o que for) e comportamentos afins deixam uma péssima impressão profissional. Quem deseja isso?
8) Se levar convidados (nos casos em que isso seja claramente permitido), essas recomendações se estendem naturalmente a eles.
9) E lembre-se: trata-se de uma festa. Comemore, participe, divirta-se!! 😉
Abraços, e sucesso!
Adriano Pedro Bom
Adriano Pedro Bom é consultor, docente universitário e palestrante nas áreas de Gestão de Pessoas.
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