Truemag

  • Carreirae Trabalho
  • DireitoTrabalhista
  • Sala de ImprensaClipping do Portal
  • Coachinge Desenvolvimento
  • Novidadesdo Emprega
  • Capa
  • Sobre o Portal Emprega
  • Contato

As três faces da Empatia

“Entender, sentir e cooperar”

 

Na sua opinião, qual é um dos maiores males da atualidade? Na minha, não tenho dúvida, o fanatismo. Escrevi sobre isso no meu artigo anterior. E o segundo maior mal? Também não tenho dúvida – a falta de empatia. Esse é o meu assunto de hoje. O fanatismo sem controle tem quase produzido mais desgraça e insegurança do que algumas guerras. Já a falta de empatia, é o catalizador maior do primeiro mal. Quando o ser humano não é capaz de se colocar no lugar do outro, a intolerância e o desrespeito tomam o poder, controlam a mente e determinam as ações. O resultado é um só – cada um por si e ninguém pelo bem de todos.

Chefes esquizofrênicos, políticos corruptos, colegas de trabalho que dedicam mais tempo a fazer o mal do que a trabalhar bem em equipe e produzir, empresários gananciosos que visam o lucro a qualquer custo e por aí vai. O mundo atual é um barril de pólvora. Não há como prever e evitar todas as explosões, elas vão ocorrer e vão trazer consequências ainda maiores. O limite está próximo.

Empatia é algo fácil de entender, mas hoje quero me aprofundar no seu conceito, mostrar as suas três faces e como essa competência é tão importante para a vida e para a carreira. Embora, infelizmente, rara nos dias atuais, garanto que quem souber desenvolvê-la vai sair na frente e colher sempre bons frutos.

Ter empatia é ser capaz de se colocar no lugar do outro. O conceito é fácil de entender, mas é amplo demais. O que significa “se colocar no lugar do outro”? Bom, quando discuto essa competência em sala de aula, sempre vejo um certo incômodo em relação ao real significado dessa competência e de como potencializá-la. Portanto hoje resolvi explorar as três atitudes práticas de quem tem uma boa empatia. Vamos lá:

Primeira: Dimensão cognitiva. Traduzida em uma frase, seria: “Eu entendo a sua perspectiva”. Ou “eu entendo o seu sentimento”. Isso se consegue sendo um bom ouvinte, concentrado no que o outro está falando e procurando, a partir do sentimento exposto, entender perfeitamente por qual motivo aquele sentimento está ali.

Segunda: Dimensão emocional ou afetiva. De novo, traduzida em uma frase, seria: “eu sinto o que você sente”. Em outras palavras, se você realmente compreendeu o porquê do sentimento da outra pessoa, tentar colocar o seu pé no sapato dela e sentir a dor que ela sente. Isso se consegue a partir da dimensão anterior. É como se eu saísse de mim e passasse a enxergar o mundo como o outro, mesmo que por um instante, apenas para sentir o que ele sente;

Terceira: Dimensão comportamental. Essa é a dimensão da ação. Em outras palavras, “Conte comigo”. Eu entendo o seu sentimento, consigo sentir a sua dor e me coloco à disposição para lhe ajudar.

Veja, essa quebra em três dimensões ajuda muito a entender como essa competência precisa ser materializada nas relações. Cada dimensão nos faz um convite claro para uma jornada de entendimento e ação em relação às pessoas que convivem conosco. Não sei se você enxergou o poder que a empatia tem de mudar um departamento, uma empresa, uma cidade, um país e até o mundo. Infelizmente, essa competência está pouco democratizada e não é trabalhada na preparação de profissionais para o mercado. Mas se analisarmos as corporações e sociedades mais desenvolvidas, a preocupação empática é mais evidente. Nas sociedades e empresas mais desenvolvidas, as pessoas têm posturas mais equilibradas e que visam o bem coletivo e não só individual. Mas isso, repito, é mais raro hoje do que político honesto.

Portanto hoje fica essa dica. Invista nessa competência. Concentre-se em quem está a sua volta. Tenha interesse genuíno pelas pessoas com as quais convive. Não deboche dos sentimentos alheios. Não é porque algo não lhe toca ou dói que não pode estar fazendo um estrago em alguém perto de você. O mundo precisa de empatia. As empresas precisam de empatia. Os líderes precisam de empatia. Sem ela, estaremos cada vez mais nesse ciclo vicioso do “cada um por si”. Até o próximo!

 

Prof. Marcelo Veras
www.marceloveras.com
VERAS
dez 8, 2015Portal Emprega

Comentários do Facebook

comentários

Não se esconda na criseVeja a lista das 37 empresas com vagas de estágio e trainee
Talvez você goste também
 
Programa de Estágio CPFL 2016: inscrições abertas!
 
Décimo terceiro salário
Portal Emprega

Administrador com especialização em marketing, business intelligence e estudos de tendências.

9 years ago Carreira287
Compartilhe!
0
GooglePlus
0
Facebook
0
Twitter
0
Linkedin
Veja outros Artigos
SE PREPARE PARA O DIA EM QUE SUA CARREIRA DEIXAR DE EXISTIR
9 years ago
charge
E o salário? Paga quanto?
11 years ago
charge
Se enquadrando ao perfil!
11 years ago
Homem em um datacenter
Loja de eletrodomésticos pagará a vendedor valores descontados em comissões na venda com cartões de crédito
10 years ago
Homem com Notebook no colo
Falta de depósito do FGTS gera rescisão indireta do contrato de trabalho
11 years ago
Comentários
  • PORTAL EMPREGA em Falta de depósito do FGTS gera rescisão indireta do contrato de trabalho
  • amalia chiconi soave em Falta de depósito do FGTS gera rescisão indireta do contrato de trabalho
Categorias
  • Carreira (145)
  • Charge (7)
  • Coaching (1)
  • Cursos (45)
  • Direito (111)
  • Imprensa (23)
  • Novidades do Emprega (29)
  • Oportunidades (36)
Tags
Campinasoportunidade de estágioprograma de estágioboschEntrevista de EmpregoDicasVagas da SemanaEmpregoEmprego em Campinascarteira de trabalhooportunidadeCorreio Popularportal racracig paulistaAtentoemprego na atentooportunidadesestágiooportunidade em Campinasprogramas de estágio e trainee
Entre em Contato

Email: contato@portalemprega.com.br

INDEXADO POR
JOOBLE
Arquivos
Tags
Campinasoportunidade de estágioprograma de estágioboschEntrevista de EmpregoDicasVagas da SemanaEmpregoEmprego em Campinascarteira de trabalhooportunidadeCorreio Popularportal racracig paulistaAtentoemprego na atentooportunidadesestágiooportunidade em Campinasprogramas de estágio e trainee
2016 © Portal Emprega