Truemag

  • Carreirae Trabalho
  • DireitoTrabalhista
  • Sala de ImprensaClipping do Portal
  • Coachinge Desenvolvimento
  • Novidadesdo Emprega
  • Capa
  • Sobre o Portal Emprega
  • Contato

A equipe é realmente o reflexo do líder.

Homem em um datacenter

 

Certa vez resolvi almoçar em um restaurante próximo ao meu escritório. Tinha apenas uma hora disponível e não queria me deslocar muito. Procurei chegar antes do horário de pico, e deu certo. Não havia sequer um terço das mesas ocupadas.

Aí coisas surpreendentes começaram a acontecer. Em primeiro lugar, não conseguia a atenção do único garçom disponível. Ele estava concentrado nas reportagens de futebol que a televisão apresentava. Levantei-me e interrompi seu momento hipnótico-esportivo. Ele me atendeu cordialmente, anotou meu pedido, e saiu para completar sua missão.

Há quem diga que meu estado vibracional, quântico, ou algo assim possa ter atraído tudo isso. Mas o fato é que, depois de uma longa espera, o pedido veio errado. A bebida não era a que eu havia solicitado, e o prato veio frio. É de conhecimento popular que não é sensato fazer qualquer reclamação antes de se consumir em um restaurante. Segui a regra.

Ao final do almoço pedi que fechassem a conta, que, como era de se esperar, veio incorreta. Valor acima do pedido… Tiveram que corrigi-la.

Não me lembro de ter tido tantos contratempos juntos em um mesmo lugar. Ao final dessa notável experiência, pedi ao garçom que me indicasse o gerente. Foi fácil. Ele se encontrava no caixa do restaurante, próximo à entrada. Fui pagar minha conta e aproveitei para comentar o caso todo. O diálogo seguiu mais ou menos assim:

Gerente: Entendo o transtorno… Mas isso tudo aconteceu porque tivemos muitos clientes.

Eu: Na verdade quando cheguei não havia sequer um terço da ocupação. E o garçom estava assistindo televisão.

Gerente: Olhe, eu estou ao lado da entrada, e posso assegurar que o nosso problema foi que chegaram muitos clientes.

Eu: Vou lhe dizer uma coisa que pode te ajudar. O senhor está no ramo ERRADO. ‘Clientes chegando’ NÃO é problema. É bom. O problema talvez seja a INCAPACIDADE de atender aos clientes que chegam. Do contrário, para acabar com o problema bastaria fechar a porta.

Gerente (pasmo): … !

Eu: Ainda assim vou ajuda-lo. Não venho mais. É um problema a menos chegando.

Realmente não voltei mais. Entretanto, o diálogo com o gerente foi esclarecedor. Toda a equipe do restaurante trabalhava alinhada ao discurso do líder, e agiam como se os clientes fossem problemas. E toda vez que observo a atuação de uma equipe, começo a vislumbrar o perfil do líder.

Abraço, e sucesso!

Adriano Pedro Bom

Foto Adriano Pedro Bom

Adriano Pedro Bom é consultor, docente universitário e palestrante nas áreas de Gestão de Pessoas. 

www.propterdg.com.br

nov 12, 2014Portal Emprega

Comentários do Facebook

comentários

Jornal O Coletivo - TRANSURC Ed. 151 - NOV/2014 Pág. 11Concentração até o fim
Talvez você goste também
 
Contrato de estágio
 
Curso Online Gratuito – Pedagogia Empresarial
Portal Emprega

Administrador com especialização em marketing, business intelligence e estudos de tendências.

10 years ago Carreira493
Compartilhe!
0
GooglePlus
0
Facebook
0
Twitter
0
Linkedin
Veja outros Artigos
SE PREPARE PARA O DIA EM QUE SUA CARREIRA DEIXAR DE EXISTIR
9 years ago
charge
E o salário? Paga quanto?
11 years ago
charge
Se enquadrando ao perfil!
11 years ago
Homem em um datacenter
Loja de eletrodomésticos pagará a vendedor valores descontados em comissões na venda com cartões de crédito
10 years ago
Homem com Notebook no colo
Falta de depósito do FGTS gera rescisão indireta do contrato de trabalho
11 years ago
Comentários
  • PORTAL EMPREGA em Falta de depósito do FGTS gera rescisão indireta do contrato de trabalho
  • amalia chiconi soave em Falta de depósito do FGTS gera rescisão indireta do contrato de trabalho
Categorias
  • Carreira (145)
  • Charge (7)
  • Coaching (1)
  • Cursos (45)
  • Direito (111)
  • Imprensa (23)
  • Novidades do Emprega (29)
  • Oportunidades (36)
Tags
Campinasoportunidade de estágioprograma de estágioboschEntrevista de EmpregoDicasVagas da SemanaEmpregoEmprego em Campinascarteira de trabalhooportunidadeCorreio Popularportal racracig paulistaAtentoemprego na atentooportunidadesestágiooportunidade em Campinasprogramas de estágio e trainee
Entre em Contato

Email: contato@portalemprega.com.br

INDEXADO POR
JOOBLE
Arquivos
Tags
Campinasoportunidade de estágioprograma de estágioboschEntrevista de EmpregoDicasVagas da SemanaEmpregoEmprego em Campinascarteira de trabalhooportunidadeCorreio Popularportal racracig paulistaAtentoemprego na atentooportunidadesestágiooportunidade em Campinasprogramas de estágio e trainee
2016 © Portal Emprega