Anualmente a rede social LinkedIn lança uma lista com as competências e habilidades mais procuradas em sua base de dados, com essas informações é possível identificar o padrão de funcionário que as empresas buscaram em 2015 e provavelmente vão continuar buscando em 2016.
AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MAIS PROCURADAS NOS CURRÍCULOS
A lista começa com as mesmas competências e habilidades mais procuradas de 2014, o que mostra que essas provavelmente serão as mais buscadas em 2016 também. Alguns itens novos aparecem ao longo da lista.
1. Análise estatística e mineração de dados: líder desde 2014, essa competência manteve-se líder pela necessidade de organizar, classificar e analisar dados gerados e colhidos pelas empresas.
2. Desenvolvimento Mobile: o Brasil tem mais de 160 milhões de smartphones ativos, o mercado em forte expansão aumentou a busca em 9% por pessoas que possam criar conteúdo de qualidade para os dispositivos.
3. Segurança de qualidade (QA) de software e teste de usabilidade: com uma busca 9% maior o que a do ano anterior, empresas buscam cada vez mais funcionários capazes de identificar problemas antes dos clientes os encontrarem.
4. Logística: com aumento de 1%, a capacidade de organizar comprar, vendas e armazenamento é muito valorizada.
5. Arquitetura da web e frameworks de desenvolvimento: cada vez mais brasileiros têm acesso a internet e essa demanda precisa ser atendida pelas empresas, apesar da diminuição de 2% nas buscas, essas competências e habilidades ainda ficam no topo.
6. Middleware e softwares de integração: a pequena queda de 2% não é um indicador ruim para os especialistas da área.
7. Engenharia e armazenamento de dados: engenheiros de dados tiveram um aumento de 3% nas buscas na rede em 2015.
8. Segurança da informação: apesar da queda de 2%, os especialistas em segurança de informações são muito procurados por recrutadores.
9. Recursos humanos (benefícios e compensações): com um aumento de 15%, pessoas com capazes de calcular benefícios e compensações é o reflexo das empresas buscando fidelizar e gratificar seus funcionários.
10. Direito empresarial e governança: uma das competências e habilidades estreantes na lista, surgiu em resposta as repetidas denuncias de escândalos e corrupção.
IMPACTO NO SEU CURRÍCULO
Esses dados vêm diretamente do LinkedIn, cada vez mais empresas estão buscando seu próximos funcionários na rede. Caso seu perfil esteja desatualizado, não ativo ou não criado, este é um bom momento para rever suas competências e habilidades e assim poder ser encontrado por um emprego novo ao invés de ficar procurando.
Fonte: http://www.e-konomista.com.br
Comentários