Proatividade é uma das características mais demandadas pelas empresas e, seguramente, uma das maiores responsáveis pelo crescimento na carreira.
Pessoas proativas estão alertas para identificar o que precisa e deve ser feito, e agem de maneira comprometida, assumindo a responsabilidade pelos resultados dessas ações.
O profissional proativo age para modificar as circunstâncias, independentemente de elas serem ou não originadas por ele. Sua postura consiste em pensar e agir com a lógica: “Certamente existe algo importante que eu posso fazer sobre isso”.
Esses profissionais não esperam que as coisas aconteçam para depois reagir; estão sempre atentos para as tendências e repercussões das ações do dia a dia, propondo soluções que evitem o surgimento de problemas, antecipando, hoje, ações que seriam inevitáveis amanhã. Muitas pessoas não encontram as soluções por que nem sequer reconhecem os problemas.
Enquanto os proativos agem, os reativos esperam; a diferença de performance é evidente; por acreditar nesse princípio separamos 6 dicas que se aplicadas de forma correta poderão lhe tirar da posição de reativo para proativo:
1. Não espere que as coisas aconteçam para somente então agir, se antecipe, crie possibilidades e busque aplica-las;
2. Enfatize a importância das coisas, pense em cada tarefa como sendo única e dê o seu melhor na realização dela;
3. Parta da filosofia de “pessoas importantes fazendo coisas importantes”;
4. Busque a companhia de pessoas igualmente ou mais proativas que você;
5. Só peça ajuda quando tiver esgotado o que poderia fazer por conta própria;
6. Fortaleça sua reputação de alguém sempre em busca de soluções, alguém que efetivamente agrega valor.
Lembre-se, ser proativo é anteceder-se as adversidades, portanto a administração dos seu tempo e planejamento são fatores vitais que viabilizam sua proatividade!
Seja um PROFISSIONAL completo!
Comentários