Muitas vezes faço essa pergunta em meus workshops e obtenho respostas diversas. Para muitas pessoas o conceito de perder dinheiro é, compreensivelmente, assustador. Há uma razão simples para isso. Eles têm uma mentalidade de escassez e não de abundância.
Nesta mentalidade, perder dinheiro se torna um medo, mas você deve se lembrar de que você sempre pode fazer mais dinheiro, mas isso simplesmente não é verdade quanto ao tempo. A realidade é que você nunca poderá voltar no tempo, seja por uma hora, dia ou ano que tenha sido desperdiçado, você nunca poderá obtê-lo de volta. O dinheiro pode ser alavancado, ganho de volta, substituído e crescer até um ponto em que você não fique sempre se lembrando de sua perda, mas o tempo – este é finito. Na vida, você só tem alguns minutos.
O medo de perder dinheiro é um fator importante para manter muitos empresários avançando, mas quando você entender que o tempo é o único bem finito, você poderá colocar esse medo em segundo plano. Um empresário tem a probabilidade de assumir riscos mais inteligentemente se ele não tiver esse medo. Perguntas como “e se essa ideia não funcionar”, “e se esta for à decisão errada”, “e se…”, e se for muito mais fácil responder a essas perguntas quando você sabe que sempre poderá fazer com que tenha de volta o que investiu com uma decisão. Sim, devemos avaliar nossas decisões, devemos testar e medir, mas também temos de ser decididos, assumir riscos e seguir em frente e o medo de perder dinheiro pode nos impedir de ser decisivos.
Mas então você poderá perguntar: tempo não é igual a dinheiro?
Visto assim, portanto, você deve gastá-lo. O seu tempo estará sendo gasto movendo o negócio para frente, ou fazendo você se sentir bem, se você colocar para fora um monte de “a fazer” que não forem vitais para o sucesso do seu negócio. Você foca o seu tempo em atividades lucrativas, no crescimento do negócio, em oportunidades de negócios, ou você está em um modo reativo?
O modo reativo geralmente desperdiça tempo, enquanto o modo proativo oferece a você a escolha de como e quando você vai gastar o seu tempo e a compreensão do que é mais importante, tempo ou dinheiro, e que poderá ajudá-lo, finalmente, a fazer a sua escolha de como você gasta seu tempo.
Pergunte a si mesmo em cada tarefa que você fizer: essa atividade está me aproximando a um aumento de receita ou lucratividade? Se não, pare com isso ou delegue a tarefa.
E lembre-se, o tempo é insubstituível – como um tesouro, gaste-o, mas certifique-se de obter um retorno sobre seu investimento.
Comentários