Alguns empresários que conheço se queixam de que, apesar de participarem de eventos de networking, eles realmente não conseguem fazer nenhum negócio a partir deles e questionam se vale a pena se preocupar com isso, uma vez que existem 101 outras coisas nas quais poderiam estar gastando seu tempo.
É claro que o networking não vai ser uma ferramenta de marketing apropriada para todas as empresas, mas para muitos, eu acredito que seja. Afinal, se você precisava de um construtor/ contador/ especialista em TI, você não prefere lidar com alguém que você conheça e com quem converse ao invés de alguém que você não conhece?
Se você procura usar o networking como uma ferramenta de marketing para seu negócio, como acontece com qualquer ferramenta de marketing que você usa você primeiro precisa de uma estratégia clara, a fim de fazê-lo funcionar bem para você. Vou compartilhar com vocês as minhas “dicas top dez” para um networking eficaz que o ajudará a desenvolver a sua própria abordagem.
1. Escolha os grupos de network que participaram sabiamente – você precisa de grupos de empresários proativos, e não aqueles que só se encontram para conversar e se sentir bem sobre si mesmo!
2. Vá as reuniões com um objetivo em sua mente para o número de cartões que você vai entregar e o número de reuniões que você pretende agendar.
3. Tenha clareza sobre o tipo de negócio que você está procurando – pense no tamanho, tipo e localização das empresas com as quais você gostaria de trabalhar.
4. Torne mais fácil para as pessoas darem referências de negócios para você ao dar-lhes uma oferta clara e concisa.
5. Pergunte às pessoas que você conhecer sobre eles e seus negócios – não se esqueça de que as pessoas compram de pessoas de quem gostam e mostrar interesse no que fazem irá ajudar na construção desse relacionamento.
6. Tenha uma ótima história para contar e seja um entusiasta – faça as pessoas se interessarem pelo que você faz, nunca tente apenas vender o que você faz.
7. Não se esqueça de levar cartões de visita suficientes com você!
8. Sempre faça um acompanhamento das pessoas que encontrou após o evento – lembre-se, o network é o início do processo de venda, não o fim.
9. Não se esqueça de se divertir!
10. Finalmente, certifique-se de medir os resultados de seus esforços – no final das consta, isto é NETWORKING!
Então agora você tem um guia para um networking eficaz, que funciona. Então entre em ação e faça-o trabalhar para você!
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