Ano Novo, Oportunidade Nova
Especialista da dicas de como otimizar a busca por uma nova oportunidade de emprego em vagas anunciadas pela internet.
Ano novo, vida nova! Esse é o lema da maioria das pessoas quando chega a virada de um ano para o outro. Perder peso, arrumar o quarto, parar de fumar são promessas que acabam esquecidas ate a segunda quinzena de Janeiro. Porém, um objetivo comum de milhões de brasileiros não pode ser deixado de lado. Com a chegada de um ano novo, a recolocação no mercado profissional ganha força. A esperança de uma nova e melhor oportunidade de emprego atrai milhões de pessoas todos os dias para as telas do computador.
Atualmente, os jornais de classificados perdem adeptos que migram para as buscas na internet, ferramenta que se tornou importante para negócios e pesquisas. Profissionais e recrutadores aderiram a este novo e dinâmico processo de busca por empregos e investem pesado. Para se ter uma ideia, o Portal Emprega Campinas registrou picos de 640 mil visitações em um único dia no mês de janeiro.
Uma das principais vantagens de sites e redes de relacionamento que oferecem oportunidades de trabalho é a possibilidade de filtrar os candidatos, por exemplo, por formação acadêmica ou cidade onde mora. Para o administrador do Portal Emprega, Alex Victor de Lima, a padronização dos currículos também facilita a comparação dos candidatos. “A qualidade e quantidade de informações disponíveis sobre eles, como cursos, conquistas profissionais e habilidades ficam evidentes, o que muitas vezes não se tem no currículo impresso. Então, tanto a empresa quanto o candidato tem acesso a um numero maior de informações”.
Porém, o dinamismo do intenso tráfego de informações da internet pode ser prejudicial, pois há grandes chances de o candidato se distrair e acabar perdendo a oportunidade tão almejada. Segundo Alex Victor de Lima, se manter constantemente atualizado conforme as demandas de mercado, tanto em qualificações gerais (informática, idiomas), como nas específicas (inerentes ao cargo) e ter o currículo atualizado e elaborado de acordo com a oportunidade favorecem o candidato na disputa. “É preciso muita disciplina para entrar na disputa por aquela vaga de emprego, com aquele salário, na empresa desejada. Somente os usuários mais atentos e disciplinados em utilizarem a redes sociais para buscar a tão almejada recolocação no mercado de trabalho conseguirão sucesso neste processo”.
O especialista ainda reforça o alerta de um comportamento adequado nas redes sociais, já que hoje, muitos recrutadores começam a selecionar seus candidatos pelos perfis em portais e microblogs. “O que muitos candidatos esquecem é que do mesmo jeito que as empresas usam as redes sociais para divulgar suas vagas, o processo seletivo dos candidatos também começa por lá. Parafraseando o livro do prof. Gil Giardelelli, ‘você é o que você compartilha’. E é aí onde mora o perigo aos candidatos”.
Comentários