Muitas vezes em minhas atividades como consultor ou docente universitário ouço a mesma pergunta: “como faço para ter um salário maior?”. Será mesmo que existe uma fórmula mágica?
Na verdade, o salário depende de uma série de fatores e alguns não são controláveis pelo indivíduo. Por exemplo: em períodos de recessão, é comum que os salários de forma geral sejam menores, ou que haja estagnação.
O que fazer, então, para ter uma melhor remuneração? A melhor resposta que encontrei para essa questão vem dos estudos de Estratégia Empresarial. Há uma teoria consolidada por Jay Barney, professor na universidade estadual de Ohio, Estados Unidos, que, com ligeiras adaptações, pode demonstrar como conquistar um salário melhor. Trata-se da teoria Visão Baseada em Recursos.
Imagine que você esteja analisando o seu currículo. Ele revela uma série de recursos profissionais que você dispõe: experiência, fluência em línguas, disponibilidade para viagens, formação, etc. Para ter um salário maior, é necessário que você tenha recursos que obedeçam às seguintes condições:
1)Sejam valiosos para o empregador.
2)Sejam raros.
3)Sejam difíceis de imitar.
4)Sejam operacionalizáveis, isto é, que seja possível coloca-los em prática.
Quanto mais seus recursos profissionais atenderem a esses critérios, maior será sua remuneração.
Vou demonstrar através de um exemplo a utilização desses critérios. Suponha que você deseje acrescentar um recurso profissional ao seu currículo, e passe a estudar o idioma Chinês/Mandarim, por exemplo. Será mesmo uma boa ideia?
Vamos analisa-la
1) O idioma chinês é valioso para o empregador? Será, certamente, para empresas que tenham relações comerciais intensas com a China, ou multinacionais Chinesas;
2) É raro? A fluência plena no idioma chinês pode ser considerada rara entre os brasileiros;
3) É difícil de imitar? Certamente o aprendizado desse idioma exige dedicação, tempo e disciplina. É, realmente, difícil de imitar.
4) É operacionalizável? Aqui vem uma ressalva. Pode ser que o emprego exija deslocamentos para o exterior, e você não possa atender a essa exigência. Se isso acontecer, passa a não ser operacionalizável.
Ao atender às quatro condições, certamente seu perfil profissional será muito disputado no mercado.
Sugestão: observe seus objetivos profissionais, e planeje seu desenvolvimento adquirindo competências (recursos) que atendam às quatro condições. Seu salário será muito maior.
Abraço,
Adriano Pedro Bom
Adriano Pedro Bom é consultor, docente universitário e palestrante nas áreas de Gestão de Pessoas.
Comentários