Truemag

  • Carreirae Trabalho
  • DireitoTrabalhista
  • Sala de ImprensaClipping do Portal
  • Coachinge Desenvolvimento
  • Novidadesdo Emprega
  • Capa
  • Sobre o Portal Emprega
  • Contato

A equipe é realmente o reflexo do líder.

Homem em um datacenter

 

Certa vez resolvi almoçar em um restaurante próximo ao meu escritório. Tinha apenas uma hora disponível e não queria me deslocar muito. Procurei chegar antes do horário de pico, e deu certo. Não havia sequer um terço das mesas ocupadas.

Aí coisas surpreendentes começaram a acontecer. Em primeiro lugar, não conseguia a atenção do único garçom disponível. Ele estava concentrado nas reportagens de futebol que a televisão apresentava. Levantei-me e interrompi seu momento hipnótico-esportivo. Ele me atendeu cordialmente, anotou meu pedido, e saiu para completar sua missão.

Há quem diga que meu estado vibracional, quântico, ou algo assim possa ter atraído tudo isso. Mas o fato é que, depois de uma longa espera, o pedido veio errado. A bebida não era a que eu havia solicitado, e o prato veio frio. É de conhecimento popular que não é sensato fazer qualquer reclamação antes de se consumir em um restaurante. Segui a regra.

Ao final do almoço pedi que fechassem a conta, que, como era de se esperar, veio incorreta. Valor acima do pedido… Tiveram que corrigi-la.

Não me lembro de ter tido tantos contratempos juntos em um mesmo lugar. Ao final dessa notável experiência, pedi ao garçom que me indicasse o gerente. Foi fácil. Ele se encontrava no caixa do restaurante, próximo à entrada. Fui pagar minha conta e aproveitei para comentar o caso todo. O diálogo seguiu mais ou menos assim:

Gerente: Entendo o transtorno… Mas isso tudo aconteceu porque tivemos muitos clientes.

Eu: Na verdade quando cheguei não havia sequer um terço da ocupação. E o garçom estava assistindo televisão.

Gerente: Olhe, eu estou ao lado da entrada, e posso assegurar que o nosso problema foi que chegaram muitos clientes.

Eu: Vou lhe dizer uma coisa que pode te ajudar. O senhor está no ramo ERRADO. ‘Clientes chegando’ NÃO é problema. É bom. O problema talvez seja a INCAPACIDADE de atender aos clientes que chegam. Do contrário, para acabar com o problema bastaria fechar a porta.

Gerente (pasmo): … !

Eu: Ainda assim vou ajuda-lo. Não venho mais. É um problema a menos chegando.

Realmente não voltei mais. Entretanto, o diálogo com o gerente foi esclarecedor. Toda a equipe do restaurante trabalhava alinhada ao discurso do líder, e agiam como se os clientes fossem problemas. E toda vez que observo a atuação de uma equipe, começo a vislumbrar o perfil do líder.

Abraço, e sucesso!

Adriano Pedro Bom

Foto Adriano Pedro Bom

Adriano Pedro Bom é consultor, docente universitário e palestrante nas áreas de Gestão de Pessoas. 

www.propterdg.com.br

nov 12, 2014Portal Emprega

Comentários do Facebook

comentários

Jornal O Coletivo - TRANSURC Ed. 151 - NOV/2014 Pág. 11Concentração até o fim
Talvez você goste também
 
Parabéns à todos os Profissionais de RH!
 
O Resultado Final – Seu Balanço Financeiro
Portal Emprega

Administrador com especialização em marketing, business intelligence e estudos de tendências.

10 years ago Carreira492
Compartilhe!
0
GooglePlus
0
Facebook
0
Twitter
0
Linkedin
Veja outros Artigos
500x500
Notícia Já – 31 de Março de 2013
11 years ago
Feira de Emprego oferece 200 vagas para diversas áreas em Campinas, SP
9 years ago
O preço da falta de empatia
9 years ago
Concurso na PMC para Agentes Sociais e intérprete de LIBRAS.
10 years ago
Homem utilizando um tablet
ADICIONAL DE 25% NA APOSENTADORIA – VERDADE OU MENTIRA?
11 years ago
Comentários
  • PORTAL EMPREGA em Falta de depósito do FGTS gera rescisão indireta do contrato de trabalho
  • amalia chiconi soave em Falta de depósito do FGTS gera rescisão indireta do contrato de trabalho
Categorias
  • Carreira (145)
  • Charge (7)
  • Coaching (1)
  • Cursos (45)
  • Direito (111)
  • Imprensa (23)
  • Novidades do Emprega (29)
  • Oportunidades (36)
Tags
Campinasoportunidade de estágioprograma de estágioboschEntrevista de EmpregoDicasVagas da SemanaEmpregoEmprego em Campinascarteira de trabalhooportunidadeCorreio Popularportal racracig paulistaAtentoemprego na atentooportunidadesestágiooportunidade em Campinasprogramas de estágio e trainee
Entre em Contato

Email: contato@portalemprega.com.br

INDEXADO POR
JOOBLE
Arquivos
Tags
Campinasoportunidade de estágioprograma de estágioboschEntrevista de EmpregoDicasVagas da SemanaEmpregoEmprego em Campinascarteira de trabalhooportunidadeCorreio Popularportal racracig paulistaAtentoemprego na atentooportunidadesestágiooportunidade em Campinasprogramas de estágio e trainee
2016 © Portal Emprega