Frases incríveis de gênios incríveis estão por toda a parte nas redes sociais. São sempre marcantes, muitas vezes inspiradoras e partem da simplicidade das coisas para impactarem nosso modo de enxergar o mundo. Isso é genialidade.
Frases de Einstein, Da Vinci, dentre tantos personagens geniais da história mundial decoram rodapés de agendas, calendários, cartões comemorativos, livros, teses e diversas outras fontes de boas ideias. Isso é até terapêutico em algum sentido… Milton Erikson, renomado terapeuta americano costumava afirmar que a terapia nada mais é do que a substituição de ideias ‘ruins’ por ideias ‘boas’.
Em mais de quinze anos estudando biografias de grandes realizadores (em grande parte considerados gênios) chamou-me a atenção o fato de que muitos exemplos de genialidade teriam permanecido no anonimato não fossem alguns ingredientes essenciais: dedicação ao que gostam; determinação extraordinária em busca do que desejam (contrariando muitas adversidades), foco em seus objetivos, crença em sua capacidade a despeito das opiniões alheias, persistência, persistência, persistência, persistência. E persistência. Sem esses elementos não teríamos Thomas Edison, Irineu Evangelista de Sousa (Visconde de Mauá), Bruce Lee, Nelson Gonçalves, Fred Astaire, dentre tantos outros.
E para não ficarmos ‘restritos’ à história, quero destacar o feito do brasileiro Artur Ávila, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio de Janeiro, que aos 35 anos se tornou o primeiro brasileiro vencedor da Medalha Fields, considerada o “Nobel de Matemática“, em agosto de 2014. Em suas entrevistas o premiado matemático se nega a aceitar o título de gênio, muito embora tenha acumulado feitos incríveis, como por exemplo, o doutorado iniciado aos 19 anos sobre sistemas dinâmicos, e uma coleção de premiações em competições de matemática. O que podemos observar o tempo todo em suas entrevistas e depoimentos de orientadores é que seu sucesso advém de fazer o que gosta, dedicar-se ao extremo, manter o foco e ser humilde. Genial?
A sua genialidade pode estar à espera dos ingredientes essenciais para emergir. Já pensou nisso?
Abraço, e sucesso!
Adriano Pedro Bom
Adriano Pedro Bom é consultor, docente universitário e palestrante nas áreas de Gestão de Pessoas.
Comentários