Mulheres são a maioria a procura de vagas na RMC no primeiro semestre
Um levantamento do Portal Emprega Campinas constatou que nos primeiros seis meses do ano, as mulheres representaram 63% da visitação e procura de empregos no site. Dessas, a maioria tem entre 25 e 34 anos, o equivalente a 27%. Em seguida, estão as mulheres na faixa de 18 a 24 anos, geralmente a procura de primeiro emprego (24%) e, na faixa acima de 35 anos elas representam uma porcentagem em torno de 9%. Os outros 40% são homens.
Apesar de não ser permitida por lei a distinção por sexo em processos seletivos (art. 5º da Constituição Federal e art. 373-A da CLT), sempre há vagas onde há preferência pela contratação feminina por inúmeras razões, como por exemplo, em linhas de produção de eletroeletrônicos onde ser faz necessária maior atenção e cuidado, características muito mais evidentes em mulheres do que em homens, explica Alex de Lima, administrador do Emprega Campinas.
As vagas mais procuradas pelas mulheres, principalmente pra aquelas que estão em busca do primeiro emprego ou só concluíram o ensino médio, são as que possuem menos exigências como para vagas operacionais ou onde há oportunidade de treinamento dado pela própria empresa, seja em linhas de produção, atividades administrativas, vendas ou de atendimento. “Já as vagas de nível especialista, que demandam uma maior qualificação das profissionais, como nível superior, informática avançada, eventualmente pós-graduação e segundo idioma são as de menor procura”, esclareceu o administrador.
Neste primeiro semestre de 2014 o maior número de vagas oferecidas para as mulheres foram para áreas administrativas, secretária, recepcionista, atendimento (call center ativo e receptivo) e vendas no varejo . Ainda de acordo com Alex Lima, há sempre vagas que apesar de não serem tão numerosas são preferencialmente femininas para áreas como pedagogia, nutrição, enfermagem, cozinheira, entre outras.
Emprega Campinas
O Emprega Campinas começou há nove anos como um grupo de e-mails que tinha como objetivo divulgar vagas de Campinas e região.
Há cinco anos o volume de acessos obrigou os criadores a migrar para um serviço que facilitasse a vida do candidato e também dos empregadores surgindo então o Portal Emprega Campinas. Desde então, o portal tem hoje em torno mais de 20 mil visitantes únicos por dia e se aproximando dos 400 mil pageviews diários, com os picos de acesso às segundas e quintas feiras.
O que diferencia o Portal Emprega Campinas dos outros sites de emprego já existentes na região, explica Alex Lima, administrador e idealizador do Portal, é a garantia para o candidato da procedência e veracidade da vaga oferecida. “As vagas vem diretamente dos empregadores/recursos humanos e agências de emprego e não são copiadas de outros sites, é gratuito tanto para o empregador quanto para o empregado, e interação com redes sociais. Além de vagas de empregos, o portal ainda oferece informações sobre cursos em diversas áreas e uma área blog com artigos pertinentes à qualificação, carreira, direito trabalhista e tributário”.
Equipe
Karine Marchesi
Técnologa em Multimídia Computacional com especialização em desenvolvimento em sistemas web.
Daniel Furtado
Especialista em design de interação e experiência do usuário, professor universitário em cursos nas áreas de web e editoração eletrônica.
Alex Lima
Administrador com especialização em marketing, business intelligence e estudos de tendências.
Assessoria de Imprensa
Interage AI
Carolina Alvarez
Patrícia Foganholo
Comentários