O mercado de trabalho sempre exigiu qualificação, mas nos últimos tempos essa exigência vem aumentando de tal forma, que o próprio governo criou programas de qualificação cujo objetivo é inserir pessoas mais capacitadas.
Entre as áreas carentes de profissionais qualificados, está a de TI. A região de Campinas engloba um número muito grande de empresas, de pequeno, médio e grande porte, que representam quase todos os segmentos do mercado de trabalho, e a palavra de ordem da atualidade é “redução de custos”.
Para ser ter redução de custos são necessários profissionais mais produtivos e com capacidade de planejamento, que domine ferramentas cuja função é auxiliar e melhorar a qualidade do trabalho, pois hoje, tempo é coisa séria e demanda dinheiro.
Uma ferramenta bastante utilizada [e poderosa], o MS-Project, já na versão 2013, permite que o gestor planeje todas as etapas de um projeto, geralmente divididas em tarefas, proporcionando de forma eficaz o acompanhamento de todo o projeto.
O MS-Project alinha de forma eficiente a duração de cada tarefa com início e término; o responsável pela execução, os vínculos entre tarefas do mesmo projeto com outros externos, o planejamento relacionado a custos, além de gerar vários modelos de relatórios que facilitam todo o acompanhamento. Outras ferramentas que trabalham em conjunto são o Excel, o Access e o Visio, todos da Microsoft.
Portanto, fique atento às exigências do mercado. TI não é papel e lápis, é tecnologia que exige ferramentas adequadas, rapidez, qualidade e uma margem pequena de erro.
Por Maria Cecília Ferreira — Professora da People Campinas Centro e autora do livro MS-Project Profissional – Guia Prático (Editora Érica).
Comentários