Você acorda um dia e percebe que fez menos dinheiro no ano passado, do que colocou em suas declarações fiscais. Mas espere, como um empresário, você não deveria saber quanto dinheiro você fez no ano passado, no último trimestre, ou no mês passado?
Se você não tem o controle de quanto dinheiro você está fazendo, você não tem ideia se o seu negócio é bem sucedido ou não. Você não pode dizer o quão bem o seu marketing está funcionando. E eu não me refiro apenas que você deve saber a quantidade de suas vendas totais ou receita bruta, você precisa saber qual é o seu faturamento e o seu lucro. Se você não fizer isso, não há nenhuma maneira de poder saber como aumentá-los.
Se você quiser que seu negócio seja bem sucedido, você precisa ter um plano financeiro e confrontá-lo com os resultados reais mensalmente e, em sequência, tomar medidas imediatas para corrigir eventuais problemas.
Aqui estão os passos que você deve tomar:
Crie um plano financeiro para o seu negócio. Calcule o quanto de receita que você espera ter, em cada mês, e projete quais serão suas despesas. Se você precisar de ajuda, contrate um Business Coach, adquira um software de planejamento – faça o que for preciso, mas obtenha os números.
Reveja o plano mensal. Muitos empresários investem tempo para preparar um plano financeiro com as projeções de lucros e perdas e, depois, eles muitas vezes os deixam em uma gaveta. Não basta criar o seu plano, você tem que revê-lo regularmente.
Lembre-se que os lucros perdidos não podem ser recuperados. É como o tempo – uma vez que passou, ele se foi para sempre! Quando os empresários comparam suas projeções com a realidade e encontram um lucro muito baixo ou despesas muito altas, muitas vezes eles concluem: “Eu vou fazer isso mais tarde.”. O problema é que você realmente não pode fazê-lo mais tarde pois, todos os meses que seus lucros forem muito baixos terá sido um mês que se foi para sempre.
Faça os ajustes imediatamente. Se os seus rendimentos forem mais baixos do que o esperado, aumente seus esforços em vendas e marketing ou procure maneiras de aumentar seus preços. Se os custos indiretos são muito altos, encontre maneiras de cortá-los. Há outras empresas como a sua à sua volta. Qual é o segredo delas para operarem lucrativamente?
Pense antes de gastar. Ao considerar qualquer nova despesa do negócio, incluindo atividades de marketing e de vendas, avalie o aumento de salários que terá que agregar ao seu custo antes de prosseguir e fazer uma compra. Sempre realize uma análise do ponto de equilíbrio das campanhas de marketing. Muitas vezes você pode aumentar a sua rentabilidade simplesmente postergando uma despesa em um mês, trimestre ou ano mais tarde.
Não tenha medo de contratar. Atacadistas e varejistas não consideraram funcionar sem empregados, mas muitas empresas de serviços limitam-se por terem insuficiência de funcionários. Quase todo negócio pode se beneficiar ao admitir (ou contratar) ajuda. Empresários, quase sempre, podem usar melhor seu talento na geração de receita do que para dar recados ou fazer arquivamentos.
Pague-se um salário regular. Se você estiver incorporado, você já pode estar fazendo isso. Se não, atribua um valor a remuneração do proprietário mensalmente. A cada mês que a sua empresa cumprir sua meta de rentabilidade, pague-se o valor total (salários + lucros). Quando você não alcançar sua meta, retire apenas o seu “salário” e quando você ultrapassá-la, paga-se um “bônus”. Reservar um salário mensal irá lhe dar um forte incentivo para manter seu negócio rentável.
Avalie o sucesso do seu negócio com base no lucro, e não na receita. Não importa quantos milhares de reais você está fazendo mensalmente, se suas despesas forem quase tão altas, ou superiores. Muitas empresas de alto rendimento têm decaído por isso mesmo – não seja um deles.
O Resultado Final: Revise seu resultado final e suas demonstrações financeiras em uma base regular para garantir que você está gerenciando o que já tem para obter o domínio do seu negócio.
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